Esta é a pergunta de alguns pais, concorda?! Sobretudo quando não observam grandes resultados escolares dos seus educandos. Contudo, porque investir no percurso académico dos filhos é fundamental, por vezes, esse investimento passa por lhes proporcionar uma ajuda extra com explicações para um acompanhamento mais personalizado
O que têm os alunos a ganhar com as explicações, além do básico? Na verdade, são muitas as mais-valias, sendo que uma das principais é o facto de os estudantes ganharem mais autoestima.
O facto de desenvolverem métodos de estudo permite que, com a orientação do explicador, ultrapassem mais facilmente dificuldades de aprendizagem e assimilação das matérias.
Nos casos em que há problemas maiores como dislexia, é fundamental que pais, professores e explicadores se alinhem para ajudar o aluno.
Mas para munir o estudante de ferramentas que o ajudem a ser bem-sucedido na escola, os professores nem sempre conseguem cumprir uma das exigências para estes casos, como por exemplo, ajustar as atividades às capacidades da criança ou recorrer a estratégias promotoras das aprendizagens.
Espaço de aprendizagem e lazer
Cumprir programas, preparar as matérias e os testes de conhecimentos e gerir uma turma de 20 alunos pode ser um cenário pouco propício a pensar numa agenda para alunos ‘especiais’.
Portanto, promover e estimular a leitura e o prazer na aprendizagem, sobretudo a crianças com um diagnóstico de dislexia – ou outras problemáticas – é tarefa que, muitas vezes, está nas mãos do explicador. Pelo menos é o que se assiste na Cruz Academy, o centro de estudos onde os alunos encontram uma equipa empenhada em ajudá-los a alcançar o sucesso escolar. Mas não só.
Estes reforços são, e têm sido, fundamentais para o bom desempenho escolar ou para a evolução destes alunos, mas faz-se muito mais neste centro de aprendizagem.
Entre os métodos da abordagem a estudantes com este e outros tipos de dificuldades, está o respeito pela pessoa, pelo seu ritmo. Nem todas as crianças aprendem à mesma velocidade, nem todas estão recetivas a reter matérias que evitem a sua retenção escolar.
É preciso dar-lhes espaço e, se necessário, fazer pausas. Deixar que a criança/jovem liberte a sua energia – brinque com outras… interaja despreocupadamente – para depois voltar a concentrar-se nas aprendizagens.
Explicações em ambiente acolhedor
Deste modo, também se ensina a criança que há um tempo para as coisas sérias (estudar) e outro para o lazer (brincar).
A par de tudo isto é fundamental que a criança se sinta confortável, num ambiente acolhedor onde pode encontrar aqueles dois mundos. Na verdade, é isso que os alunos encontram na Cruz Academy: uma equipa de professores de excelência e altamente motivada para elevar o potencial dos seus explicandos; modernas salas de aprendizagem e um espaço de lazer (‘campo de futebol’, matraquilhos….), a par de um renovado gabinete da psicóloga infantil, sempre pronta para receber e trabalhar com os alunos que manifestem necessitar da sua intervenção.
Quer isto dizer que, muitas vezes, são os explicadores do centro que, ao perceberem determinadas dificuldades, encaminham os estudantes para a psicóloga infantil.
Depois, as estratégias ficam nas mãos da psicóloga que, num trabalho conjunto com os pais – e também com professores -, inicia um processo personalizado que visa colmatar as dificuldades do aluno.
A intervenção do psicólogo passa por estabelecer, primeiramente, “uma relação de confiança com a criança, promovendo a sua autoestima, sentimento de segurança e interesse pela aprendizagem”, conforme explica André Sequeira, neuropsicólogo e diretor pedagógico da Cruz Academy.
Portanto, as explicações valem sim o investimento, seja qual for o grau de dificuldade dos alunos.